Entender o que é software house deve estar entre as prioridades de todo gestor que quer se atualizar e melhorar a qualidade de seus serviços e o processo de atendimento ao cliente de sua empresa.
Para saber tudo sobre o tema e nunca mais se esquecer o que é software house, basta ler este post até o fim.
O que é software house?
Software house é o nome que se dá às empresas especializadas em desenvolver e distribuir programas específicos que atendam a determinadas demandas.
Nesse contexto, vale destacar que essas demandas podem ser desde as mais simples, como possibilitar que a companhia tenha um sistema de cadastro de clientes simplificado, como solucionar questões mais complexas relacionadas ao atendimento ao cliente e à gestão.
Para entender melhor o que é software house, vamos exemplificar. A GetLabs é uma empresa de software house, uma vez que tem como base de seu negócio a criação e o desenvolvimento de programas focados em CRM e help desk e, assim, possibilita que outras companhias os utilizem de forma personalizada.
Tanto a GetLabs como outras empresas que oferecem softwares personalizados não devem só fornecer produtos desse nicho. Elas também precisam contar com todo o suporte técnico necessário para que as companhias os utilizem da maneira adequada.
Nesse sentido, é importante destacar que muito se engana quem pensa que para criar e distribuir esses softwares, a empresa do setor apenas conte com uma equipe principal de programadores e outros profissionais de TI.
Isso porque a lista e a qualificação de profissionais é muito maior, visto que envolve também designers de produto, o time de vendas e também a equipe de atendimento.
Basta pensarmos que cada um deles tem um papel fundamental para desenvolver softwares de acordo com o ponto de vista e necessidades de cada setor e, assim, o trabalho em conjunto é essencial para criar e ajustar as características de seus softwares para que eles sejam de elevada qualidade.
Como você deve imaginar, desenvolver programas personalizados não é uma tarefa fácil, uma vez que envolve diversos profissionais e demanda conhecimentos específicos e avançados.
No entanto, uma boa software house valoriza alguns aspectos principais. Continue lendo e descubra quais são eles.
Quais são os principais pontos valorizados por uma software house?
Além de se preocupar com a criação e a distribuição de seus produtos, uma software house deve priorizar algumas questões importantes, como:
Conhecer seu público-alvo a fundo.
Sem entender as demandas, as necessidades e as expectativas de seu público-alvo e de seu mercado, é impossível que uma empresa desse setor ofereça um software personalizado a sua audiência.
Para tanto, é primordial que além de reuniões contínuas com o cliente, ela faça um estudo amplo sobre o mercado e a concorrência.
Durante esse processo, também é crucial que ela colha feedbacks de seus clientes. Para isso, uma boa sugestão é que ela aplique pesquisas de satisfação.
Nesse sentido, além de conhecer o seu público, é vital que ela conheça todos os temas, estudos e atualizações sobre o seu produto.
Por exemplo, no caso de uma empresa que comercialize software de help desk, ela precisa conhecer tudo o que se refere ao processo de atendimento ao cliente.
Ter um marketing efetivo
Muitos empreendedores, principalmente os de primeira viagem, se preocupam com o custo de marketing e não consideram esse fator importante.
Trata-se de um equívoco, uma vez que o marketing configura um investimento, visto que ele é bastante eficaz para atrair clientes para uma empresa.
As grandes software houses fazem isso. Para tanto, elas contam com um site responsivo, produzem conteúdo relevante constantemente, o que as ajuda a se tornarem referências em seus segmentos, e também investem em técnicas de SEO para, assim, ficar entre as primeiras posições do Google e serem mais facilmente encontradas por seu público.
Oferecer um ótimo atendimento ao cliente.
O comportamento do consumidor mudou. Hoje, as pessoas estão muito mais bem-informadas e exigentes. Desse modo, para fazerem negócio com uma empresa, elas consideram muito mais do que apenas o custo do produto.
De acordo com o levantamento, aproximadamente metade dos entrevistados afirmou que mudaria para uma empresa concorrente após vivenciar uma experiência de atendimento ruim. No caso de mais de uma, esse número chega a 80%.
Para não fazer parte dessa estatística, uma empresa de software house deve se focar em contratar bons agentes, investir em treinamento para que o atendimento oferecido seja humanizado e também contar com um bom software de help desk e de CRM.
Neste texto, você ficou sabendo o que é software house e conheceu elementos importantes sobre o tema.